12 de ago. de 2011

Conferência Municipal - IV

9ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne cerca de 80 pessoas na FAV

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Valinhos reuniu cerca de 80 pessoas, no último dia 5, sexta-feira, no Auditório da FAV (Faculdade Anhanguera). O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social. e o tema tratado foi a consolidação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e a valorização dos trabalhadores. O SUAS prevê a tipificação dos serviços socioassistenciais, incluindo a proteção básica e especial, já trabalhada no município nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
A programação incluiu palestras, apresentações culturais, grupos de discussão, plenária para aprovação das propostas e eleição de delegados para Conferência Estadual, que será realizada ainda este ano.
Se comparada a outras cidades da região Valinhos vem se empenhando significativamente para cumprir as diretrizes do SUAS. Isso contribuiu para atender as solicitações do Ministério do Desenvolvimento Social, que é a busca pela erradicação da pobreza. Atualmente o município tem cadastrado para atendimento 3, 5 mil pessoas em três CRAS, no bairro São Marcos, São Bento do Recreio e Santa Cruz. Um quarto centro será inaugurado em breve no Jardim das Figueiras, podendo atender cerca de mil pessoas. Entre os itens trabalhados estão acompanhamento das famílias de cada bairro, promoção de cursos e palestras, capacitação e geração de renda. Já o CREAS foi implantado em julho de 2010 e atende as famílias de qualquer parte do município em situação de risco, tais como violência contra criança, adolescente, idoso e mulher, além da pobreza.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário